30 novembro 2011

Orçamento de 2012 aprovado. Famalicão prossegue investimento em obras para elevar qualidade de vida


Orçamento de 2012 aprovado. Famalicão prossegue investimento em obras para elevar qualidade de vida

Com sete votos a favor, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, de maioria PSD-CDS/PP, aprovou, nesta quarta-feira, as grandes opções do plano e orçamento para 2012, que contemplam um exercício global no montante de 92 milhões de euros, onde se destaca um investimento em grandes obras, designadamente na rede viária, na rede de saneamento básico e na criação do Parque da Cidade. Os quatro vereadores do PS votaram contra.
Num ano marcado pela crise económica e financeira, a autarquia famalicense aumenta o investimento em infra-estruturas, passando dos 25 milhões de euros, em 2011, para 27 milhões de euros. "Estamos a viver um ciclo de grandes obras no concelho de Famalicão", afirma, a propósito, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa. "Apesar das dificuldades conseguimos manter os nossos compromissos e investir na qualidade de vida dos famalicenses", acrescenta.
Na lista de investimentos destaca-se o ordenamento do território, com uma verba de 9,3 milhões de euros. Referência ainda para a aposta na educação (4,3 milhões de euros) e na rede viária (6 milhões de euros).
O orçamento para 2012 destaca-se ainda pela aposta na autonomia financeira das Juntas de Freguesia, através da transferência de verbas livres, que se mantém nos dois milhões de euros, tal como em 2011.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, "este é um orçamento responsável e de grande rigor financeiro". "Em 2012, o município prosseguirá a sua missão de tornar Famalicão num dos concelhos mais competitivos e atractivos do país, num quadro de elevado nível de desenvolvimento económico, social e ambiental", salienta o edil.
A maior fatia do investimento é dedicada ao ordenamento do território, sector  onde sobressai a construção do Parque da Devesa, que está em curso, com um investimento previsto de 8,9 milhões de euros. "O grande pulmão de Famalicão", que está já em construção na zona nascente da cidade, irá afirmar-se como um espaço de desporto, lazer, cultura e inovação tecnológica.
No que diz respeito à educação, referência para a conclusão dos centros escolares. "Nos últimos anos, Vila Nova de Famalicão concretizou uma revolução histórica no parque escolar, com a construção de seis novas escolas em Joane, Ribeirão, Telhado, Antas, Louro e Famalicão (Escola Básica Sede nº 2)", refere o edil.

MODERNIZAÇÃO DA REDE VIÁRIA

O investimento na rede viária assume particular importância nas despesas de investimento previstas para 2012. Tanto na cidade como nas freguesias. Uma das obras é a modernização da Avenida do Brasil, via que é o principal acesso nascente à cidade de Vila Nova de Famalicão, que irá ganhar uma nova dimensão com a criação do Parque da Cidade, tornando-se também num dos seus principais acessos. Outra via importante, cuja construção está em curso, será a ligação entre o campo da feira e a Igreja de Antas S. Tiago, no âmbito da construção do Parque da Cidade.
Mas nas freguesias também irão avançar grandes investimentos na rede viária. Na freguesia de Sezures, será repavimentada a Estrada Municipal 626, que atravessa a localidade, fazendo a ligação entre Arnoso Santa Maria e S. Cosme do Vale. É um investimento estimado em 1,1 milhões de euros.
O caminho municipal nº 1485, de ligação entre S. Tiago da Cruz e S. Cosme do Vale também será objecto de obras de repavimentação, implicando um investimento na ordem dos 930 mil euros. Ainda nas freguesias, mas em matéria ambiental, a autarquia vai prosseguir em 2012 o investimento na rede de saneamento básico na zona do Vale do Este.

Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_orcamento_de_2012_aprovado_famalicao_prossegue_investimento_em_obras_para_elevar_qualidade_de_vida

Sem comentários: