30 novembro 2011

Câmara Municipal e Centro de Emprego de Famalicão unem esforços no combate ao desemprego


Câmara Municipal e Centro de Emprego de Famalicão unem esforços no combate ao desemprego

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, quer tornar a autarquia num parceiro "mais activo e interventivo" no combate ao desemprego no concelho. O autarca reuniu com o Delegado Regional do Instituto de Emprego de Formação Profissional do Norte, César Ferreira, e com os vários responsáveis do Centro de Emprego de Famalicão, na passada quinta-feira, para delinear estratégias e propor medidas de incentivo à criação e fixação de emprego no concelho.

Pouco faltava para as 11h00, quando Armindo Costa chegou ao Centro de Emprego de Famalicão. Lá dentro, estavam apenas duas pessoas no atendimento. Talvez por ser dia de greve geral, o movimento era pouco. No final do mês de Outubro, estavam inscritas no Centro de Emprego de Famalicão, perto de 9 mil pessoas, um número que tem sofrido poucas oscilações nos últimos meses, como explica o director Domingos Sousa. "Vila Nova de Famalicão é um concelho com elevada densidade populacional, logo o número de desempregados tende a ser maior", acrescentou, referindo que quando encerram empresas nos concelhos vizinhos, isso reflecte-se imediatamente em Famalicão.

Durante a visita de trabalho, Armindo Costa destacou a política social da autarquia. "Desde que chegamos à Câmara Municipal em 2001, que assumimos a solidariedade como uma prioridade da nossa acção", realçou, referindo que "nos dias de hoje, tendo em conta a conjuntura económica nacional faz ainda mais sentido apostar na acção social". "É, neste âmbito, que contamos com o Centro de Emprego como parceiro do desenvolvimento e da coesão social", salientou. O autarca destacou a postura activa e dinâmica do município no incentivo à criação de emprego. "Neste momento, estamos empenhados em desenvolver projectos de apoio ao empreendedorismo e à inovação empresarial", afirmou. E acrescentou: "Temos em curso um projecto-piloto o "Famalicão Empreende" que conta já com um ambicioso plano de acção para 2012".

"Vila Nova de Famalicão é um bom concelho para viver e um bom concelho para investir", salientou, lembrando a excelente localização e a melhoria da qualidade de vida no concelho. "Isto são factores essenciais para a fixação da população e criação de emprego", referiu.

Por sua vez, César Ferreira afirmou estar em sintonia com o presidente da Câmara Municipal. "Acreditamos que o futuro passa por uma aposta cada vez mais forte no empreendedorismo e contamos com o apoio da autarquia na concretização destes projectos".

Armindo Costa mostrou-se disponível para colaborar com o centro de emprego. "Estamos de braços abertos e disponíveis para colaborar no que for necessário".


Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_camara_municipal_e_centro_de_emprego_de_famalicao_unem_esforcos_no_combate_ao_desemprego

Sem comentários: