08 novembro 2011

“Famalicão Empreende” apresenta acções para incentivar e atrair projectos inovadores


"Famalicão Empreende" apresenta acções para incentivar e atrair projectos inovadores

Nos dias de hoje, fala-se muito de empreendedorismo e inovação. Fala-se da importância da iniciativa empresarial e da criação de empresas. Os governos anunciam a sua aposta no empreendedorismo e no desenvolvimento de uma cultura empreendedora. Para passar da teoria à prática, em Vila Nova de Famalicão, 17 instituições uniram-se e decidiram meter mãos à obra. Foi assim, que nasceu a "Famalicão Empreende", uma rede local que envolve a Câmara Municipal, escolas, universidades, associações empresariais e de desenvolvimento da região, entre outras instituições.

Para o vereador da Educação da autarquia famalicense e porta-voz da rede, Leonel Rocha, "a nossa missão é, acima de tudo, potenciar um contexto favorável à criação de projectos empreendedores, é incentivar a inovação e reter e atrair jovens empreendedores". E acrescenta: "A nossa meta é fazer de Famalicão uma referência do empreendedorismo em Portugal, através de um trabalho de cooperação e da partilha de boas práticas".
O responsável falava esta segunda-feira, depois de mais uma reunião de trabalho com os vários parceiros. No encontro, que decorreu no Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), foi apresentado e analisado o Plano de Acção de Trabalho para 2012, com a calendarização e operacionalização das várias actividades.

Assente em três linhas de acção: educação para o empreendedorismo; apoio ao empreendedorismno e formação da rede de parceiros, o plano prevê um total de 25 iniciativas. "São eventos diversos que implicam uma participação activa de todos os parceiros de modo a chegar ao maior número possível de famalicenses, nomeadamente aos jovens", salienta Leonel Rocha.

Entre as várias acções destaque para o lançamento de um desafio às escolas com cursos na área dos media para a produção de um filme sobre as potencialidades de investimento em Vila Nova de Famalicão.

Referência ainda para o projecto "A Empresa na Escola" que tem como objectivo principal levar práticas e conhecimentos do mundo empresarial até aos alunos, promovendo iniciativas e dando a conhecer a estrutura económica local, como meio de desenvolvimento de competências. Referência ainda para a Quinzena da Educação e para a Feira do Empreendedorismo, entre muitas outras acções.


Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_famalicao_empreende_apresenta_accoes_para_incentivar_e_atrair_projectos_inovadores

Sem comentários: