19 março 2012

Ministro inaugurou centros escolares de Ribeirão e Telhado. Nuno Crato elogia aposta na educação da autarquia


Ministro inaugurou centros escolares de Ribeirão e Telhado. Nuno Crato elogia aposta na educação da autarquia

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, elogiou, em Vila Nova de Famalicão, o papel ativo da Câmara Municipal e do seu presidente Armindo Costa, na promoção de uma educação de qualidade. Nuno Crato esteve sábado, no concelho famalicense, onde inaugurou os centros escolares de Ribeirão e Telhado. Na vila de Ribeirão, onde o Minho começa, centenas de populares marcaram presença na sessão. Em Telhado, onde até retumbou fogo-de-artifício, as crianças foram as protagonistas da festa. Nos dois locais, o governante enalteceu "o envolvimento direto da autarquia de Famalicão na educação, tomando a seu cargo o investimento". "É um abuso eu estar aqui a inaugurar estas escolas, pois este papel pertence ao presidente da Câmara Municipal", referiu o ministro.

Refira-se que os dois novos centros escolares fazem parte de um plano de modernização do parque escolar do concelho, que envolveu a construção de seis novas escolas e um investimento global de cerca de 15 milhões de euros. A funcionar desde Setembro estão as escolas de Ribeirão, Telhado, Joane e Luís de Camões, no centro da cidade. Em fase de conclusão estão os centros escolares de Louro e Antas.

Para Armindo Costa, com a construção das seis novas escolas "a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão pode orgulhar-se de ter sido o agente ativo de uma grande reforma do parque escolar do Ensino Básico, que é hoje um parque escolar de excelência". O autarca lembrou ainda "as obras de ampliação e modernização das escolas secundárias Camilo Castelo Branco e D. Sancho I – onde contamos com a ação direta do Ministério da Educação".

O autarca salientou ainda que "Famalicão, um concelho com 140 mil habitantes, é um exemplo no investimento canalizado para a construção de novas escolas. Só neste mandato autárquico, iniciado em 2009, o sector da Educação recebeu um investimento global de 40 milhões de euros, em escolas dos ensinos pré-primário, básico e secundário – num esforço público que envolve o Governo e a Câmara Municipal." E acrescentou: "Este grande investimento só terá sentido se formos capazes de ter uma escola pública a tempo inteiro e de qualidade, com professores e funcionários preparados e motivados para cuidarem das nossas crianças e dos nossos jovens."

De resto, o presidente da Câmara Municipal recebeu vários elogios por parte dos responsáveis presentes na sessão. Para a diretora do Agrupamento de Escolas de Ribeirão Iolanda Torres, a Câmara Municipal tem tido um papel decisivo na criação de condições de excelência, para o ensino em Famalicão. Também o presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, Adelino Oliveira, destacou o investimento realizado pela autarquia. "Este novo centro escolar marcará a letras de ouro todo o sucesso educativo da família ribeirense".

Em Telhado, foram as crianças a agradecer o investimento. Através da música de prendas elaboradas pelos próprios, os mais novos mostraram o seu contentamento aos responsáveis.
Refira-se que para além das salas de aula equipadas com materiais didáticos, as escolas têm biblioteca, ciberteca, área de música, teatro, laboratórios, entre outros espaços multifuncionais. Na maioria dos casos, as crianças do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo ficam na mesma escola, o que é encarado como um fator de qualidade de vida para as famílias e para o desenvolvimento das próprias crianças.

Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_ministro_inaugurou_centros_escolares_de_ribeirao_e_telhado_nuno_crato_elogia_aposta_na_educacao_da_autarquia

Sem comentários: