27 março 2012

INAUGURAÇÃO CENTRO ESCOLAR DE JOANE

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, inaugura nesta quarta-feira, dia 28 de Março, pelas 15h30, o novo Centro Escolar de Joane. O equipamento que implicou um investimento total de 3,2 milhões de euros, está a funcionar desde o início deste ano letivo, acolhendo 415 crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

Refira-se que, com a abertura deste novo Centro Escolar foram desativadas cinco escolas, nomeadamente as escolas do 1.º ciclo de Mato da Senra, de Giestais e o Jardim-de-Infância de Montelhão, cuja gestão foi entregue à Junta de Freguesia. Por sua vez, a escolas de Cima de Pele foi atribuída à Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social (ACIP) e o estabelecimento de Avenida foi atribuído à Paróquia de Joane, servindo de apoio aos movimentos escutistas.

O novos centro escolar de Joane faz parte de um plano de modernização do parque escolar do concelho, que envolveu a construção de seis novas escolas e um investimento global de cerca de 15 milhões de euros.
A funcionar desde Setembro estão as escolas de Ribeirão, Telhado, Joane e Luís de Camões, no centro da cidade. Em fase de conclusão estão os centros escolares de Louro e Antas.

"É um investimento histórico em matéria de educação", salienta a propósito o presidente da autarquia famalicense, Armindo Costa. E acrescenta: "Para uma educação de qualidade, é preciso bons professores, mas também boas escolas".

Para além das salas de aula equipadas com materiais didáticos, as escolas têm biblioteca, ciberteca, área de música, teatro, laboratórios, entre outros espaços multifuncionais. Na maioria dos casos, as crianças do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo ficam na mesma escola, o que é encarado como um fator de qualidade de vida para as famílias e para o desenvolvimento das próprias crianças.

Sem comentários: