09 junho 2013

Câmara apoia os jovens na procura de emprego


Câmara apoia os jovens na procura de emprego

"Sou +" é o nome do programa lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que visa apoiar os jovens do concelho ao nível da empregabilidade e do empreendedorismo. O programa, dinamizado pelo pelouro da Juventude, foi apresentado nesta segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo vice-presidente da autarquia, Paulo Cunha e pelo vereador da Juventude, Mário Passos, no Museu Bernardino Machado. A sessão ficou ainda marcada pela assinatura do protocolo de parceria com o Instituto Padre António Vieira (IAPV) para a criação em Famalicão de Grupos de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE), isto é, grupos informais de pessoas desempregadas que apoiadas por animadores voluntários se entreajudam na busca de trabalho na comunidade.

O programa municipal assenta numa plataforma digital que está localizada no portal da juventude em www.juventudefamalicão.org e que, de acordo com o vereador da Juventude, tem três vertentes fundamentais: um diretório com ofertas de emprego nacionais, internacionais e ofertas diretas das empresas locais; um espaço para colocação de candidaturas espontâneas a emprego e um diretório de empresas, onde já estão registadas cerca de 1000 da região. O projeto conta ainda com um serviço de apoio personalizado, que funciona na Casa da Juventude e que irá ajudar os jovens por exemplo na construção de um currículo, de uma carta de apresentação, na preparação para uma entrevista de emprego, etc. Além disso, quando necessário, será feito o encaminhamento dos jovens para o apoio ao empreendedorismo, outra vertente do projeto.

Para Paulo Cunha, "esta é uma proposta que vai de encontro àquilo que chamo um cruzamento entre duas curvas, a da oferta e a da procura. Neste caso, um cruzamento que beneficia os desempregado que querem encontrar um posto de trabalho e também as empresas que têm necessidade de encontrar o colaborador certo".

O vice-presidente salientou ainda que este programa representa "um contributo da autarquia para combater o flagelo do desemprego entre os mais jovens", lembrando que "esta é uma iniciativa marcadamente jovem".
"A Câmara quer criar condições para que os jovens se realizem no presente e no futuro", sublinhou, acrescentando que "não podemos deixar os jovens resignar-se, temos de os ajudar a descobrir onde se podem diferenciar e afirmar o seu valor", destacando ainda a importância do auto-emprego.

Joana Castro, diretora do Instituto Padre António Vieira, também elogiou o projeto e o empenho da autarquia no combate ao desemprego.

Página Original: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_camara_apoia_os_jovens_na_procura_de_emprego

Sem comentários: