10 janeiro 2013

Antigas escolas primárias estão a transformar-se em casas de associações


As antigas escolas primárias, que se encontram, atualmente, desativadas em Vila Nova de Famalicão, estão a transformar-se em verdadeiras casas de associações. Várias dezenas de associações culturais, desportivas e sociais do concelho estão a ganhar novos espaços para desenvolver as suas atividades e os seus projetos. Isto acontece depois de Câmara Municipal ter cedido, a título de comodato, as 18 escolas básicas que se encontram desativadas a juntas de freguesia e outras instituições do concelho, que estão agora a entregá-las às associações. Neste sábado, o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esteve na inauguração do "Espaço Mutante" Teatro da Disascália, na antiga Escola Primária de Giestais , em Joane.

O autarca mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa. Para Paulo Cunha, a decisão da autarquia de ceder estes espaços nas antigas escolas para as associações "tem dois enfoques importantes". E explica: "Se, por um lado, a autarquia proporciona um espaço físico para que as várias associações possam exercer as suas atividades com qualidade. Por outro, garante a continuidade dos edifícios e dos elos afetivos com a comunidade envolvente, mantendo estes espaços vivos".
O vice-presidente aproveitou ainda a oportunidade para elogiar o "Espaço Mutante" Teatro da Disascália, uma associação de vocação cultural que privilegia a relação o meio e a interatividade.

Refira-se que as escolas foram desativadas na sequência da reforma do parque escolar empreendida nos últimos anos, que compreendeu a construção de novos jardins de infância e de novos centros escolares do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Com a cedência dos edifícios que ficaram devolutos, a Câmara Municipal descentraliza a responsabilidade pelas infraestruturas e garante uma nova função social dos imóveis, proporcionando, deste modo, melhores condições de trabalho às associações do concelho, cabendo a gestão dos espaços às juntas de freguesia e às instituições que assinaram os contratos de comodato.

Página Original: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_antigas_escolas_primarias_estao_a_transformarse_em_casas_de_associacoes

Sem comentários: