29 dezembro 2012

Presidentes de Junta unânimes no aval ao orçamento municipal para 2013

Todos os presidentes de Junta de Freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão deram o seu aval às Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município para 2013 apresentado pelo executivo municipal e aprovado por maioria em sede da Assembleia Municipal nesta sexta-feira, 21 de dezembro. 


A aprovação do documento pelos autarcas das freguesias do concelho, independentemente da bancada partidária que representam, foi de resto a nota de maior destaque da reunião do órgão deliberativo famalicense, refletindo, na opinião do presidente da autarquia, Armindo Costa, a natureza participada do plano financeiro estratégico da administração municipal para o próximo ano. "Na elaboração do orçamento, como sempre o fizemos, tivemos o cuidado de ouvir e dialogar com os autarcas das nossas freguesias, que nos deram conta das necessidades mais prementes das suas localidades", explicou o edil. E acrescentou: "assim se pratica e desenvolve a democracia participativa, uma vez que os presidentes de junta são quem diariamente ausculta os anseios e expectativas das pessoas, reportando à Câmara Municipal um relatório de proximidade e devidamente fundamentado das prioridades de quem representam".

Recorde-se que o orçamento para 2013 do município famalicense contempla um exercício global no montante de 86,4 milhões de euros. Desenvolvimento social e desenvolvimento sustentável são as linhas mestras apontadas para o próximo próximo ano,  traduzidas numa maior ação e num maior investimento na solidariedade e freguesias.

Assim, o executivo municipal vai manter a política de apoio às obras e atividades das instituições sociais concelhias e reforçar ela própria os programas municipais de âmbito social. Já para as freguesias, Armindo Costa, pretende reforçar a aposta no combate às assimetrias, direcionando particular atenção e investimento para a modernização da rede viária e do parque escolar do concelho e para a manutenção e ampliação das redes de abastecimento de água e rede de saneamento básico.

Entre obras diretas, protocolos e transferências, o orçamento do próximo ano do município prevê um montante de investimento na ordem dos 8 milhões de euros só para as Juntas de Freguesia.


Página Original: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_presidentes_de_junta_unanimes_no_aval_ao_orcamento_municipal_para_2013

Sem comentários: