09 novembro 2012

Famalicão no pódio dos melhores municípios para estudar

O Município de Vila Nova de Famalicão é o segundo melhor município do país para estudar.  Esta é a conclusão do júri  que teve a responsabilidade de atribuir os "Prémios de Reconhecimento à Educação 2012", no âmbito da realização do "Fórum Escolas para o Século XXI ". Os "Prémios de Reconhecimento à Educação" são uma organização conjunta das instituições de consultadoria e Formação Profissional Groupvision através da iniciativa "Ensino do Futuro" e da SINASE e têm como objectivo distinguir e galardoar entidades educativas e formativas cuja actuação se destaque ao nível do contributo que prestaram junto e para a comunidade educativa no ano de 2012, nomeadamente ao nível do ensino regular, de projectos específicos no âmbito da formação profissional e de situações de envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar. O prémio, será entregue nesta segunda-feira pelo ministro da Educação, Nuno Crato, na Universidade Católica de Lisboa, no decurso da "XX Conferência SINASE".

O presidente da autarquia famalicense, Armindo Costa, não esconde a satisfação pela obtenção do prémio, que, diz, "premeia a aposta estratégica da Câmara no sector da educação, enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento do concelho,  motivando-nos a prosseguirmos com o caminho definido".
O júri do prémio, constituído por personalidades com reconhecidos méritos no sector da educação, reconheceu desta forma as políticas educativas desenvolvidas pela Câmara Municipal, muito concretamente os diversos programas desenvolvidos de forma integrada pelo município em conjunto com as escolas do concelho, que integram o Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola.
Trata-se de um instrumento orientador das políticas educativas municipais, integrando  num conjunto de objetivos e estratégias que, construído de forma conjunta, permite a aplicação coerente, objetiva e integrada dos recursos e políticas educativas.
O "Projeto Municipal de Educação Parental", cujo objetivo é aumentar o envolvimento parental na dinâmica escolar; o "Projeto Litteratus", desenvolvido pela Universidade do Minho e aplicado pelos técnicos municipais e professores titulares de turma do 4º ano das Escolas de Vila Nova de Famalicão, que visa promover nos alunos níveis elevados de compreensão de leitura e desenvolver os processos inerentes à leitura e escrita; e o projecto  "Crescer a Brincar", que desenvolve nas crianças as competências sociais e emocionais, são algumas das medidas que captaram a atenção do júri e que mereceram a sua aclamação.
Decisivo foi também a aposta do município no ensino profissional e que fez já que  mais de 50 por cento os alunos famalicenses optem pelo ensino profissional ao concluírem o 9.º ano, estando a média nacional situada nos 34 por cento.


Página Original: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_famalicao_no_podio_dos_melhores_municipios_para_estudar

Sem comentários: