05 abril 2012

Armindo Costa associou-se às comemorações do Dia Nacional do AVC


Armindo Costa associou-se às comemorações do Dia Nacional do AVC

"Tal como outras doenças, o AVC é uma doença que pode acontecer em qualquer idade. O significa que as gerações mais novas também têm de ter os olhos abertos e os ouvidos atentos, sendo pró-activas na prevenção e no combate ao AVC. A informação e a sensibilização são muito importantes." Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Armindo Costa, abriu a sessão de sensibilização que decorreu na Casa das Artes sob o tema "Seja mais rápido que o AVC". A iniciativa promovida pelos Serviços de Medicina do Centro Hospitalar do Médio Ave, decorreu no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Armindo Costa elogiou o evento referindo que "só com iniciativas de informação, de alerta e de sensibilização é possível prevenir doenças cardiovasculares – que são um dos maiores flagelos da saúde na sociedade de consumo em que vivemos." O edil salientou ainda que "a saúde é o bem mais precioso para as pessoas, mas é também um fator de grande importância para o desenvolvimento social. Uma sociedade saudável é uma sociedade mais produtiva e qualificada. Uma sociedade saudável é uma sociedade mais feliz."

Armindo Costa aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho desenvolvido pela autarquia nesta área, sublinhando que "o trabalho da Câmara Municipal tem esse objetivo supremo de acrescentar felicidade à vida de cada famalicense." Neste âmbito, lembrou a construção do Parque da Cidade, uma obra "que vamos inaugurar ainda este ano". "É uma obra que vai acrescentar felicidade aos famalicenses, que vai mudar o estilo de vida de todos nós. Um estilo de vida muito mais ativo e muito mais saudável. Um estilo de vida saudável é essencial para prevenir doenças, como o AVC." E acrescentou: "Este é o nosso contributo público."

Armindo Costa associou-se, assim, às atividades de sensibilização. Para além da sessão de esclarecimento, realizaram-se rastreios e diversos workshops.

Refira-se que o Acidente Vascular Cerebral constitui a principal causa de morte em Portugal, sendo que a taxa de mortalidade é das mais elevadas da União Europeia. Neste âmbito, os especialistas alertam que, apesar de ser essencialmente uma doença do envelhecimento (ainda que não diferencie idades) se trata de um problema prevenível. Através da aquisição de hábitos de vida saudáveis evitando fatores de risco como a hipertensão, o tabaco, a diabetes, a arritmias cardíacas e a vida sedentária é possível prevenir o AVC.

Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_armindo_costa_associouse_as_comemoracoes_do_dia_nacional_do_avc

Sem comentários: