30 dezembro 2011

Adjunto do secretário de Estado afirma que “Famalicão dá lições ao país” em políticas de Juventude


Adjunto do secretário de Estado afirma que "Famalicão dá lições ao país" em políticas de Juventude

"Vila Nova de Famalicão dá lições ao país" no que diz respeito a políticas de juventude. Foi com estas palavras que o adjunto do secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Nuno Texier, elogiou o trabalho desenvolvido pelo município de Famalicão na área da Juventude. O representante do Governo participou, esta quinta-feira, no encerramento da Assembleia Europeia Juvenil 2011 promovida pela Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais – PASEC, que decorreu na Casa das Artes. A sessão contou ainda com as presenças do director do Instituto Português da Juventude – Região Norte, Vítor Dias, do director da Agência para a Gestão do Programa Europeu Juventude em Acção, Pompeu Martins, do deputado na Assembleia da República e antigo vereador da Juventude no município famalicense, Jorge Paulo Oliveira, e do actual vereador da Juventude, Mário Passos.

Nuno Texier elogiou a autarquia, mas elogiou também a PASEC pelo seu dinamismo, inconformismo e participação activa. O representante do Governo garantiu ainda que os jovens não estão condenados à emigração, destacando que Portugal tem jovens com muito talento e há lugar para eles no país. Também Vítor Dias destacou a postura da autarquia, afirmando aos jovens que "têm muitas sorte em terem um município que aposta na juventude".

Por sua vez, o vereador Mário Passos enalteceu o trabalho desenvolvido pela Plataforma. O responsável destacou que "a autarquia tem mantido uma relação próxima com esta associação, apoiando, dentro do possível, as várias actividades".

A Assembleia Europeia Juvenil 2011 está integrada no Projecto Manuscritos 2015 que decorre ao abrigo do Programa Juventude em Acção. Este projecto integra uma parceria transnacional que vai envolver mais de 200 jovens de sete países: Polónia, Eslovénia, Turquia, Itália, Malta, Portugal e Roménia.

Tendo como tema "Os Jovens do Milénio: Desafios e Valores", a Assembleia Europeia Juvenil decorre em simultâneo em Portugal e Itália (no município de Gorlla), juntando em Famalicão dezenas de jovens de todo o país e de países parceiros que a partir dos objectivos propostos discutem diversos temas da actualidade, propondo medidas concretas. Durante o projecto, que se estende até 2013, serão debatidos oito objectivos do Milénio, metas traçadas pelas Nações Unidas e aprovadas por mais de 190 países para atingir até 2015. Esses objectivos são erradicar a pobreza extrema e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

De acordo com o responsável da PASEC Abraão Costa, esta associação debruça-se apenas sobre quatro destes objectivos que são: atingir o acessos ao ensino básico universal; garantir o desenvolvimento sustentável, combater a pobreza extrema e promover a igualdade de géneros.

No final do projecto, em 2015, será apresentado um plano de acção, com o ponto de vista dos jovens e dos restantes participantes acerca da visão juvenil sobre o real cumprimento dos objectivos numa perspectiva nacional, europeia e mundial, com propostas e acções concretas a empreender, nomeadamente por parte das comunidades juvenis envolvidas.

O Manuscrito 2015 pretende também assumir-se como a "incubadora" de pelo menos sete projectos locais, um por país participante, que vão de encontro a pelo menos um dos objectivos, de modo a dar um efeito prático e disseminador às várias reflexões.

Em Agosto de 2012, no distrito de Braga, decorrerá um seminário de seis dias, com jovens e políticos de Portugal, Lituânia, Roménia, Polónia, Itália, Malta e Turquia.
Este seminário marcará o nascimento da Plataforma Manuscritos 2015, que, através de um sistema multi-plataforma ao nível da Internet, Rádio, DVD Temático, Obra Pedagógica em formato livro e produção vídeo, divulgará todas as reflexões empreendidas durante o projecto, os vários materiais produzidos, bem como iniciativas e metodologias que possam servir de base à concretização dos objectivos a desenvolver por cada um dos países parceiros.

Serão ainda realizadas acções de formação, workshops e intervenções de carácter cultural e social em comunidades juvenis locais.

Original Page: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_adjunto_do_secretario_de_estado_afirma_que_famalicao_da_licoes_ao_pais_em_politicas_de_juventude

Sem comentários: